Truques para burlar
centrais de atendimento e telemarketing
Saiba o que você pode fazer para minimizar os incômodos com
as ligações de serviços de telemarketing.
São 8h da manhã de um sábado. Você está na cama,
dormindo profundamente e aproveitando a sua folga de fim de semana, quando de
repente o telefone toca. Preocupado, você atende, afinal, nenhum dos seus
amigos ou familiares teria coragem de ligar para você a essa hora da madrugada.
Entretanto, para a sua infelicidade, a ligação é
de um operador de telemarketing que mal sabe pronunciar o seu nome e está
disposto a passar algumas horas conversando com você apenas para oferecer
produtos que, na maioria das vezes, não lhe interessam.
Situações como essas são bastante comuns e é bem
provável que você já tenha passado por isso. Os operadores de telemarketing
estão entre as profissões mais odiadas do mundo, mas, apesar das reclamações, a
profissionalização do serviço é cada vez maior.
Nascido na década de 20, o serviço se tornou
popular nos anos 60 quando a Ford, em uma iniciativa inédita, contratou 15 mil
donas de casa para fazer ligações vendendo carros. A proposta se mostrou
bem-sucedida e, em pouco tempo, cerca de 20 milhões de pessoas já haviam
recebido uma ligação das atendentes da companhia.
A era moderna
O mercado de telemarketing não para de crescer.
A estimativa é que as companhias movimentem cerca de US$ 900 bilhões todos os
anos, em aproximadamente 24 bilhões de telefonemas. É como se cada habitante do
planeta recebesse 3,6 ligações por ano.
A informatização fez com que diversos sistemas
fossem criados para facilitar a vida de quem liga. Entender como eles funcionam
pode ser a chave para que você saiba também como se livrar daqueles vendedores
mais impertinentes.
Um exemplo é o de um software chamado Predictive
Dialer. A partir de uma base de dados, o programa disca sucessivamente para
todos os números que existem na lista. Quando o consumidor atende, o programa
reconhece uma voz na ligação e, automaticamente, repassa para um dos
atendentes.
Você já reparou que, muitas vezes, ao responder
“alô” em uma ligação há um pequeno intervalo de tempo até que alguém lhe dê uma
resposta? Esse é justamente o hiato entre o reconhecimento da sua voz e a
transferência da ligação. A solução? Atender o telefone sem falar nada, por
exemplo, fará com que a ligação não seja transferida.
Quando ficar
estressado resolve
Outro software utilizado por algumas centrais
telefônicas também pode ser seu auxiliar durante as ligações. Em alguns casos,
quando você está conversando com um atendente, um aplicativo monitora o seu tom
de voz em busca de sinais de estresse. Quando isso acontece, automaticamente a
sua ligação passa a ser disponibilizada para um supervisor, que pode optar por
ouvi-la em tempo real ou não.
Há quem diga que a utilização desse software
pode agir em seu favor da seguinte forma: em uma fila de espera, o aplicativo
está programado para reconhecer o tom de voz de quem está do outro lado da
linha. Ao notar sinais de estresse, o programa pode dar preferência no
atendimento para os clientes mais irritados, fazendo com que eles sejam
atendidos primeiro.
Então essa a solução para ser atendido rápido
sempre? Não necessariamente. Algumas centrais de atendimento contam com outro
aplicativo, batizado de Nemesys RA-5. Ele é uma espécie de detector de
mentiras, capaz de medir até 8 mil características da voz e apontar se o
interlocutor está falando a verdade ou não. Topa desafiá-lo?
Agora é lei: você
pode bloquear seu número
Para evitar que você caia em listas indesejadas,
o Procon implantou uma medida que permite que o consumidor bloqueie o seu
número de telefone para receber ligações dessa natureza. Para isso, basta que
você acesse o site da instituição de defesa do consumidor em sua cidade e
cadastre a sua linha telefônica.
Feito isso, caso você receba uma ligação
indesejada, basta anotar o nome da empresa e o horário da ligação e, em
seguida, entrar em contato com o Procon para que a companhia de telemarketing
em questão receba uma multa por desrespeitar a norma. A implantação da medida
reduziu significativamente o número de reclamações contra ligações indesejadas.
Métodos
alternativos nada convencionais
Se você não está disposto a testar a parte
tecnológica do sistema de telemarketing, é possível recorrer a algumas
alternativas pouco convencionais para despachar os atendentes inoportunos o
mais breve possível. Você já testou algumas delas?
Falar outro idioma
Você fala inglês, espanhol ou outro idioma?
Experimente atender as ligações e responder a todas as perguntas em outra
língua. Obviamente, é possível que um dos atendentes seja fluente no mesmo
idioma que o seu, mas as chances que você tem de que ele opte por desligar o
telefone por não conseguir falar com você são grandes.
Música, maestro
Quantas vezes você ligou para algum serviço e
precisou esperar por longos minutos para ser atendido, ouvindo aquela
musiquinha irritante? Esta é a sua chance de se vingar, dando o troco na mesma
moeda. Ao receber uma ligação, coloque o seu telefone ao lado do aparelho de
som ligado, com a sua música preferida tocando. De tempos em tempos, volte e
diga “Só um minuto, por favor, não desligue, sua ligação é muito importante
para mim”.
Oi? O quê?
Não há nada mais irritante quando estamos
falando ao telefone do que não conseguir ouvir o que quem está do outro lado da
linha está dizendo. Esse recurso simples poderá ser utilizado por você, a cada
nova pergunta do atendente. Depois de alguns minutos de irritação, tenha
certeza de que quem está ligando vai desistir. Porém, há o risco de você
receber outra ligação logo em seguida.
Ser sincero e
desligar
Brincadeiras à parte, o trabalho dos operadores
de telemarketing é tão importante como qualquer outro. Por isso, se você não
está a fim de conversar ou comprar nada, seja sincero de imediato e diga que
não pode ou não quer atender a ligação. Na insistência, avise novamente que não
está interessado e desligue. Dessa forma, nem você nem o outro profissional
perdem tempo em uma ligação que não trará benefícios para nenhuma das partes.
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