segunda-feira, 9 de abril de 2012


Vale a pena revelar fotos com serviços online?
Os preços são menores e não é preciso nem sair de casa. Mas será que a impressão online é a melhor alternativa para as suas fotos?

Com a popularização da fotografia digital e da internet, aos poucos o costume de revelar fotos foi sendo deixado de lado, já que as pessoas passaram a usar mais as suas imagens em álbuns de redes sociais em vez dos álbuns físicos.
Ainda assim, o hábito de revelar fotografias não morreu completamente. Muitos laboratórios adotaram as máquinas de revelação digital para atender àqueles que ainda gostam de ter as suas imagens em mãos, não apenas em um arquivo no computador.
Porém, com a diminuição da procura, este se tornou um serviço cada vez mais caro, sendo que é possível achar locais que cobram até dois reais pela impressão simples de uma única foto. Se você não quer pagar tanto, é preciso juntar muitas imagens para conseguir um preço promocional, que raramente é menor do que 50 centavos.

Uma alternativa interessante

Se você não quer pagar caro para imprimir as suas fotos, existe uma alternativa que parece mágica e pode ser uma boa solução para esse problema: a revelação online. Você escolhe as fotos, manda para um site e recebe todas elas reveladas em casa, sem precisar ir até uma loja para realizar o serviço.
Além da praticidade, um detalhe chama muito a atenção: os preços. Enquanto nas lojas físicas a média de valores encontrada é entre R$ 0,75 até R$ 2 por uma única foto 10 x 15 cm, na internet quase todos os sites prometem revelar as suas fotografias por menos do que R$ 0,40 a unidade. Além disso, o preço é fixo, não importando a quantidade de fotos que você vai pedir.

Mas que bruxaria é essa?

Essa redução elevada nos preços pode levantar suspeita, já que não existe um motivo aparente para uma diferença tão grande de valores. Quando a oferta é muito grande, é bom mesmo desconfiar, e neste caso é melhor dar uma olhada mais a fundo para entender o que leva os preços a caírem tanto.
No valor de uma revelação feita em uma loja física, é embutida também uma taxa para a manutenção dela, como o pagamento de aluguel do ponto, salário dos funcionários etc. Como existe cada vez menos procura por esse serviço, o preço precisa ser elevado para poder continuar pagando as despesas.
Em lojas virtuais, isso é um pouco diferente, pois os gastos com local e funcionários são bem reduzidos. Além disso, existe uma demanda maior dessa forma de revelação, e geralmente ele é oferecido por empresas que já possuem uma linha vasta de outros produtos.
Por exemplo, para este artigo foram analisados três serviços diferentes: o Oi Fotos, o UOL Revelação Digital e a ferramenta da Livraria Saraiva — todos partes de empresas que possuem outras formas de renda principal.

É barato, mas vale a pena?

Ao olhar apenas para o preço unitário, é bastante óbvio que o vencedor desta disputa é a revelação online. Porém, apesar de ser numa ótima alternativa, é preciso analisar isso mais a fundo antes de dizer que esse modo de compra vale sempre a pena.
O primeiro ponto de comparação precisa ser a qualidade das imagens. Isso é preciso ser avaliado em qualquer local no qual você for imprimir as suas fotografias, já que existem lojas que utilizam um papel fotográfico melhor ou pior.
Em geral, os serviços online mais conhecidos oferecem um resultado totalmente satisfatório. A impressão é feita em um bom papel e as fotos são entregues em uma embalagem apropriada, protegidas de luz e umidade.
Um detalhe que não pode ser esquecido é o frete. Todos os sites que oferecem o serviço de revelação online cobram uma taxa de entrega, que varia de acordo com a quantidade de imagens, mas que geralmente é menor do que R$ 10.
Dessa forma, além do preço das fotos, é preciso levar em conta que você vai pagar um frete e vai precisar esperar alguns dias para que as suas imagens sejam entregues na sua casa. Se você procura algo imediato, pode ser que valha a pena ir até uma loja física, que normalmente entrega as suas fotografias em no máximo duas horas.
Porém, mesmo com o preço do frete, no geral a revelação online ainda vale muito mais a pena, principalmente por ter um preço fixo. Nós fizemos um teste para saber quando é mais vantajoso utilizar a internet e quando é melhor que você saia de casa e encontre um ponto de impressão para as suas fotografias.

Falando de valores reais

Vamos considerar, para os efeitos dessa comparação, o preço da revelação individual em uma loja física como sendo R$ 0,75. A maior parte dos locais pesquisados em Curitiba cobra mais do que isso, principalmente para imprimir pequenas quantidades, mas nós optamos por utilizar o menor valor encontrado. Você pode achar valores menores ou maiores do que esse.
Nos serviços online, o custo unitário das fotografias é, em média, R$ 0,38. Vamos utilizar os valores de frete praticados pelo Oi Fotos, mas isso não muda muito nos outros sites pesquisados.
Com essa base de valores, só vale a pena mandar imprimir as suas imagens utilizando um serviço online quando a quantidade for superior a 20 fotografias. Quando este número é menor do que 20, o valor do frete ainda pesa mais do que a diferença de preço entre os dois métodos.
Porém, se você considerar um valor maior para a impressão em lojas físicas, essa quantidade mínima cai bastante. Se você tiver que escolher, por exemplo, entre uma loja que cobra R$ 1 por foto (o valor mais comum) e um serviço online, pode optar pela segunda opção sem medo quando o número de imagens for maior do que 12.

O melhor negócio

Se você procura a melhor pechincha e ainda acha muito caro pagar R$ 0,75 em uma fotografia, siga esta dica simples para obter a maior vantagem: quando você não precisar delas na hora, junte a maior quantidade de fotos que você puder e envie todas de uma vez para um serviço online.
Quanto maior o número de fotos que você enviar, maior é o desconto em relação à impressão em lojas físicas. Se for possível, veja amigos e familiares que também queiram, para aproveitar o valor reduzido e rachar o preço do frete. Dessa forma, você não precisa nem sair de casa para economizar.

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